O sonho de qualquer webmaster é ganhar dinheiro por cada visualização de um banner no seu site. Todos gostaríamos de poder esquecer as taxas de cliques, as conversões, as leads, as vendas e qualquer tipo de preocupação com a eficácia da campanha.

Nos outros meios publicitários, é normal vender o espaço e deixar para o anunciante a tarefa de o converter em resultados práticos. Na internet, para a maioria de nós, isso não é assim. É difícil vender publicidade direta ou obter campanhas que paguem um valor fixo por cada visualização de banner.

O que é o CPM?

Quando uma campanha paga por visualização de banners, chama-se CPM ao valor pago por cada 1000 visualizações. Existem programas de afiliados com campanhas deste gênero, mas normalmente são extremamente exigentes e não é fácil ser aprovado nessas plataformas. Para sites em língua portuguesa, a oferta ainda é mais escassa.
Estou a falar de anunciantes legítimos e não daqueles programas “manhosos” que incluem uma série de códigos no suposto banner e ficam a fazer acessos a inúmeros sites enquanto vemos uma página. Esses não contam, porque na verdade não estão a pagar apenas para mostrar um banner.

NetAffiliation

Esta semana a NetAffiliation surpreendeu-me, ao colocar uma campanha online que paga por visualização! A campanha “Ganha um Audi A5” paga 0.20€ CPM e tem banners nos formatos 728×90, 300×250 e 250×250. Para sites com muitas páginas vistas e baixas conversões, esta é a oportunidade perfeita para ganhar mais dinheiro.

Até agora, todos os meus sites foram aprovados nesta campanha, o que é um bom sinal. Em poucos dias já somei 45 euros e ainda não coloquei o código em todos os espaços disponíveis.

Vantagens do CPM

As vantagens para o webmaster são óbvias. Ficando livre do trabalho de tentar obter as melhores conversões possíveis, sobra mais tempo para desenvolver o conteúdo do site e conseguir mais páginas vistas, que significam mais dinheiro.

O outro fator muito importante é que com campanhas CPM sabemos que um aumento de páginas vistas equivale a um aumento diretamente proporcional de dinheiro em caixa

Se duplicarmos o tráfego do nosso site, duplicamos os rendimentos, simples e garantido.
Embora seja possível obter um CPM mais elevado com a campanha certa, promovida da maneira certa, no site certo, isso nem sempre é possível e implica trabalho da nossa parte. Quantas vezes já pensaste que passas tempo demais à volta dos programas de afiliados e que não dedicas tempo suficiente a gerir e criar sites?

Aproveitem enquanto dura

Se calhar nem devia estar a divulgar mais isto, porque é provável que estes banners estejam por todo o lado dentro de pouco tempo e o anunciante acabe por terminar a campanha quando a rentabilidade descer. Ou então, nessa altura muda a estrutura para um pagamento por lead. Portanto, não fiquem à espera, promovam já enquanto podem.

Espero que esta campanha CPM não tenha sido um caso isolado e que no futuro apareçam mais anunciantes a optar por esta via. Uma coisa é garantida, vão ter uma exposição enorme na web nacional.